29 de nov. de 2016

A ARTE DE AGRADECER

Qual é a importância de agradecer? Nas palavras de Cícero, um dos grandes filósofos romanos, “A gratidão não é apenas a mais rica das virtudes, mas sim a mãe de todas as outras”. Grato é todo aquele que tem a capacidade de perceber e reconhecer a importância do outro na sua vida. O agradecimento deveria ser um exercício diário, pois toda oportunidade de agradecer também é uma oportunidade de perceber que algo de bom aconteceu no seu dia.
Sentir gratidão, necessidade de agradecer e reconhecer, não é algo exclusivo dos seres humanos, até mesmo os animais em sua infinita pureza e inocência conseguem agradecer e reconhecer por todo afeto e cuidados que lhes são dedicados, e fazem isso de maneira excepcional. Temos muito o que aprender com os cães!
O agradecimento tem endereço, ele nasce no coração, por isso, algumas vezes temos a sensação de que não há palavras suficientes para de fato podermos agradecer quem nos fez algum bem. Não temos dúvidas de que agradecer é uma das melhores sensações que a vida nos proporciona.
Agradecer significa reconhecer, manifestar respeito pelas ações de terceiros. Para isso, é necessário que a humanidade passe a adotar atos de generosidade, de caridade e bondade, que haja no mundo pessoas capazes de fazer o bem sem olhar a quem.
Que possamos ser cada vez mais gratos, gratos de corpo e alma. A gratidão e o agradecimento, dispensam um longo discurso, mas necessitam de verdade no olhar e da capacidade de alinhar um simples “obrigado” à sua expressão corporal, havendo sinceridade, com certeza será suficiente.
Agradeça sua existência, agradeça ser filho, agradeça ser mãe, agradeça ser pai, agradeça ser amigo... Simplesmente agradeça.

#FICADICA: Comece com um obrigado e conclua com um sorriso, não necessariamente nessa mesma ordem! 

A todos vocês que leram nossa mensagem, nosso MUITO OBRIGADO!

AUTORES: Carlena Pompeu e Luciano Conceição

3 comentários:

Unknown disse...

Sou muito grata professor, pela oportunidade de aprendizado que nos trouxe. Em um momento desafiador da minha vida, onde me encontro com a minha unica filha de 17 anos hospitalizada com aneurisma cerebral. E com seu incentivo e da nossa tutora Tatiana, pude concluir a matemat. Realmente, sou muito grata a Deus pela sua vida. Deus te abençoe sempre!

Unknown disse...

Amei sua escrita. Refletir muito com a minha família. Obrigado.Parabens.

Elen Maian Reis de Santana disse...

texto belíssimo e bastante necessário, nossa vida anda tão corrida que acabamos esquecendo desses pequenos detalhes que faz uma grande diferença! gratidão sempre!