25 de set. de 2015

LUCIANO CONCEIÇÃO - Viola Davis e a oportunidade

Caros leitores!


O momento é oportuno, por isso, convido-os, a mais uma vez, saudar, tirar o chapéu, aplaudir sem parcimônia, a atriz Viola Davis! Essa negra MULHER, essa mulher NEGRA!

Ela me fez lembrar o rosto de muitas outras mulheres, sem nenhum tipo de distinção, mulheres guerreiras, batalhadoras, que merecem todo o meu respeito e admiração! Se não for pedir demais, agora convoco-os para refletir um pouco e aplaudir todas as mulheres que tiveram a oportunidade cerceada, às vezes de forma latente, por um mundo machista e preconceituoso, sei que são muitas, também sei que não somos capazes de recordar todas, mas vale a intenção! O aplauso certamente chegará a todas ELAS!

Viola Davis me deixou encantado e reflexivo! Não há como negar que a sua premiação é um grande feito! E o grande feito ficará marcado por uma declaração ME-MO-RÁ-VEL:

"Deixei-me dizer algo... A única coisa que separa mulheres negras de qualquer pessoa é a oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que não existem! ”

A oportunidade veio e ela poderia brilhar sozinha, brilhar mais que uma constelação! Mas a sabedoria ou, quiçá o instinto de estrela, não sei ao certo, uma dessas virtudes a fez compartilhar o seu brilho, então ela disse:

“Eu dedico esse prêmio a todos os roteiristas, aquelas pessoas maravilhosas que são: Ben Sherwood, Paul Lee, Peter Nowalk, Shonda Rhimes. Pessoas que redefiniram o que significa ser lindo, ser sexy, ser uma protagonista, e ser negra. E todas as mulheres como: Taraji P. Hensons e as Kerry Washingtons, as Halle Berrys, as Nicole Beharies, Meagan Goodes, Gabrielle Union. Muito obrigada por nos levar para além daquela linha".

Pelo o que entendi, a Viola Davis afirmou que para chegar até o Emmy, ou melhor, para transformar nossos sonhos em realidade, precisaremos de pessoas, isso mesmo, PESSOAS. Ela deixou claro que a sua conquista foi resultado de um trabalho coletivo que contou com dois ingredientes imprescindíveis: talento e oportunidade.

Mas afinal o que é oportunidade? Encontrei no dicionário o seguinte conceito: Conjunto de circunstâncias propícias a algo, num determinado momento. Porém o que a vida me ensinou sobre oportunidade foi o seguinte:

Ela, a OPORTUNIDADE, não tem aparência definida, portanto fique atento! Ela pode estar próxima e você não está conseguindo reconhecê-la. Ela não segue nenhum tipo de calendário, portanto, esteja preparado para recebê-la a qualquer momento. Há mais um detalhe muito importante, a tão sonhada OPORTUNIDADE não costuma chegar sozinha, às vezes ela manda um mensageiro, conhecido como DESAFIO!

Fiquei sabendo que ele, o tal do desafio, é DESAFETO, declarado, daquela nossa “amiga”, muito querida, que atende pelo nome de “ZONA DE CONFORTO”.

A depender do ponto de vista, a vida pode ou não ser repleta de oportunidades! Escrever um texto, para mim é um grande desafio, compartilhá-lo, uma grande oportunidade, um momento propício para cortar relações com a “amiga” que citei no parágrafo acima, mas não vou repetir o nome. #FICADICA:  Só dou ibope para quem merece!

Sendo assim, chegou o momento de dar ibope e fazer agradecimentos, portanto, primeiramente agradeço a atriz Viola Davis, porque as suas palavras me deram a oportunidade de expressar meus pensamentos e emoções, também quero agradecer a você, meu querido leitor, que teve a paciência de ler e me deu a oportunidade de ser ouvido. Também aproveito o momento para deixar um conselho:

Quando tiver a oportunidade de amar, AME! Quando tiver a oportunidade de ser gentil, simplesmente SEJA! Quando tiver a oportunidade de estudar, ESTUDE, com empenho e vontade de aprender! Quando tiver a oportunidade de trabalhar, TRABALHE! Faça o seu melhor! Quando tiver a oportunidade de pedir, REFLITA! Porque talvez seja o momento de agradecer, então simplesmente AGRADEÇA!


Até o próximo texto. Um grande BEIJO e muito OBRIGADO! 



Luciano Conceição

3 comentários:

Cassia Saturnino disse...

Então é hora de agradecer! Obrigada pela oportunidade de ler esse texto, refletir sobre ele e chegar a conclusão que sou privilegiada e que tenho capacidade de não deixar passar a oportunidade e o desafio de melhorar daqui para frente!

Anônimo disse...

Costumo dizer as minhas irmãs (amigas) negras: nessa trajetória de vida não existe privilégio para quem é negro. Existem CONQUISTAS.
Através das oportunidades que estão muitas vezes imperceptíveis aos nossos olhos é que alcançamos o status quo. Deixo aqui uma mensagem para todas as nossas- Você mulher negra, saia da caixa que te condiciona e atravesse a linha. Somos muitas!

Luciene Brito disse...

Sem palavras... muito lindo