20 de jul. de 2013

SANDRO PINTO - A cultura e a transmissão oral

Ontem, 14ago10, esclareci uma curiosidade que me intrigou durante anos. Muitas vezes, ouvi D. Mariinha, minha avó materna, falar em “Cosme, Damião e Doou” e jamais encontrava referência qualquer a essa terceira entidade. No mês passado, em conversa com a amiga Adriana, ela me confirmou que sabia da existência de uma terceira entidade, que aparecia entre os santos gêmeos, em imagens na região recôncavo baiano.

Em conversa com Mara, minha mãe, e Pat, minha tia, que naturalmente, ouviram minha avó muito mais vezes que eu, lancei o assunto. Minha tia, que é a caçula, retornou que tinha a mesma referência que eu. Já minha mãe abriu o leque e disse lembrar das palavras de minha avó referindo-se a “Cosme, Damião, Doou, Alabá, Crispim e Crispiniano”.

Em seguida lembrei do sucesso da axé music: Maimbê Dandá. Em casa, encontrei a letra da música que diz: “Cosme, Cosme chegou / Doum, Alabá / Damião, Jaçanã /... ”. Assim, confirmei a existência de “Alabá” e aprendi a grafia correta de “Doum” e não “Doou” como ouvia na infância.

Lançando a grafia correta no Google abriu-se um leque de informações sobre o tema. Bom, sobre “Alabá”, nada mais encontrei. Aprendi que “Crispim e Crispiniano” são filhos de Ogum e aparecem em uma cantiga dedicada aos santos gêmeos.

E por fim, aprendi que “Doum” era o trigêmeo de “Cosme e Damião” que morreu criança e que foi pela perda desse irmão, que os santos gêmeos decidiram estudar medicina para em seguida viajar pelo mundo curando crianças enfermas.

Dessas viagens eu já sabia, mas pensava que haviam ocorrido pela África, o que explicaria a relação com a cultura trazida ao Brasil pelos africanos escravizados. No entanto, os registros que encontrei afirmam que as viagens ocorreram pela Ásia Menor. Assim, falta esclarecer esse detalhe.

Por fim, a Igreja Católica reconhece apenas “Cosme e Damião”, que são santos seus. Já a Umbanda reconhece “Doum” como uma terceira entidade que é cultuada junto às outras duas em seus ritos, o que justifica a ocorrência das imagens de mais essa tríade.

Salve a diversidade!

Nenhum comentário: